sexta-feira, 4 de junho de 2010

Técnica Litográfica – 5 – Litografia Policromática e Registros

Opções

a. Uma cor por matriz: uso de diversas pedras de tamanho aproximado para separar cada uma das cores, a partir de um desenho-guia.

b. Método subtrativo: a mesma matriz é usada para várias cores. A área da imagem impressa é sempre a mesma, reduzindo-se à medida em que são efetuadas sucessivas raspagens.
Usualmente a ordem das impressões deve ser das cores claras às cores escuras. Depois de imprimir cada uma das cores, torne a por tinta preta sobre a pedra, conforme as instruções para “interrupções durante a impressão”.

c. Uma matriz para duas ou mais cores: quando as cores estão constituídas por áreas separadas, entinta-se cada uma delas com rolos pequenos e imprime-se todas de uma só vez.
Obs.: o efeito de transparência pode produzir muitas cores com poucas matrizes. Neste caso, imprime-se as cores mais escuras primeiro, superpondo depois as mais claras.

Registros:
Registros com agulha

1 – A tiragem da 1ª cor pode ser executada sem registro, apenas centralizando o papel sobre a matriz.
2 – Para a 2ª cor:
a. Entintar e esperar secar a água da pedra.
b. Colocar sobre a matriz um acetato e furar com uma agulha de injeção a pedra e o acetato ao mesmo tempo. O furo da pedra deve ser acentuado com prego fino ou estilete.

c. Manter úmida a pedra.
d. Pulverizar com talco o acetato impresso.
e. Furar todas as cópias impressas na 1ª cor, sobrepondo o acetato já furado.

f. Fisgar cada cópia com as agulhas, encaixar suas pontas nos furos da pedra e deslizar o papel sobre a matriz.
Outros tipos de registro

I – Desenha-se um “T” em bordas opostas da pedra. A distância entre as duas marcas deve corresponder ao tamanho do papel (menor do que a pedra). Uma linha a lápis, desenhada no centro do verso do papel de impressão, assegura o bom registro.

II – No desenho guia e na 1ª cor, fazem-se pequenas cruzes ou “t” numa das diagonais do papel. Ao passar o desenho para a pedra, passa-se também o registro, que se imprime. Corta-se depois o papel na intersecção ou faz-se um furo para registrar as cores seguintes. Terminadas as impressões, corta-se a margem do papel.
III – Um registro simples, possível quando se usa uma matriz para diversas cores, consiste em gravar, com estilete, um ângulo reto nas margens da pedra, que deve coincidir com o ângulo reto do papel de impressão.
Obs.: o método do registro com agulhas e o ângulo reto desenhado (raspado) na superfície da pedra não exige cuidados com o registro das cores durante a etapa do desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário