sexta-feira, 4 de junho de 2010

Técnica Litográfica – 2 – Desenho sobre a pedra

Cuidados iniciais:
a. Usando um lápis Conté Sanguínea, sem calcar, desenhe margens com cerca de 4 cm de largura e cubra-as com goma arábica. Não deixe respingar goma sobre a área do desenho.
b. Esboços e decalques podem ser feitos unicamente com lápis Conté Sanguínea, usado levemente.
Os materiais de desenho:
a. Lápis e crayons litográficos:
Os lápis litográficos são numerados do nº1 ao 5. O nº 1 é o mais e o nº 5 o mais duro. Os mais moles contém maior quantidade de óleos minerais, sendo, portanto, mais gordurosos, o que implica em maior densidade tonal para a cor, durante a impressão. Os crayons, também numerados ou simplesmente classificados como moles, médios e duros, tem as mesmas propriedades.
b. Tusche litográfico:
Pode ser encontrado em barras, pasta ou líquido. Usa-se diluí-lo com terebintina, fluído de isqueiro ou água destilada. Se o tusche for em barra, prepara-se esfregando a crosta com o dedo, até conseguir a tonalidade desejada.

Desenho negativo:
A goma arábica, ao dessensibilizar a superfície da pedra, serve para a execução de áreas ou linha em negativo.
Maneira negra:
Desenho tonal no qual as gradações são conseguidas pela aplicação de ácido nítrico diluído com goma ou água (auxiliado ou não por raspadores) sobre uma superfície gordurosa, constituída geralmente pela própria tinta de impressão.
Campo gorduroso (de tinta) para maneira negra:
Depois de isolar as margens e outras áreas desejadas com goma arábica, deixe a goma secar completamente e entinte diretamente a superfície granitada e seca da pedra, até produzir um chapado. Em seguida retire a tinta das superfícies cobertas com goma lavando a pedra e auxiliando a retirada com uma esponja comum. Depois de seca a pedra, processe-a normalmente.


Procedimento:
O início da raspagem e retirada de tinta com ácido está condicionado à secagem de tinta. Use um ácido forte: cerca de 1 a 3 gotas de ácido por cm3 de goma (ou água). A ação do ácido, que dura mais ou menos 2 a 3 minutos, deve ser interrompida, de acordo com as necessidades do desenho, coma uma esponja vegetal úmida de água. Auxilie a retirada da tinta raspando levemente a superfície antes de acidular.
Recomendações:
a. Usando crayons ou lápis, não sobreponha os duros aos moles, pois é inefetivo. Evite sobrepor tusche ao lápis ou crayons (ou vice-versa).
b. Os resíduos de material de desenho não devem ser assoprados da superfície da pedra, pois partículas de saliva podem afetar o desenho. Espana-se a pedra com pano limpo ou com escova suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário